Caravana leva oficinas e palestras para o município de Alhandra nesta terça-feira

Compartilhe:

24/10/2023

Oficinas de robótica e artes recicláveis são algumas das atividades levadas pela Caravana da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a Escola Municipal Instrutora Zélia Correia do Ó, no município de Alhandra, nesta terça-feira (24). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa, com apoio logístico de instituições de pesquisa científica, empresas públicas e privadas e de Economia Mista.  

Este é sétimo destino da Caravana. A atividade é dividida em duas partes. Na primeira, pela manhã, os educadores da Secitec e do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) ministram palestras sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A segunda, à tarde, acontece às oficinas práticas de robótica, com ênfase na reutilização de resíduos eletrônicos.  

As oficinas permitem que os alunos criem projetos artesanais como esculturas e dispositivos robóticos, usando materiais eletrônicos reciclados ou descartados. “Dessa forma, a Caravana oferece uma oportunidade abrangente para os estudantes adquirirem conhecimentos sobre questões ambientais e desenvolverem habilidades práticas, enquanto promovem a conscientização ambiental e a sustentabilidade”, comentou a coordenadora do Centro de Relacionamento de Eletrônicos da Secitec, Jaqueline Figueiredo dos Santos.

Caravana – A Caravana é uma das atividades da 20ª SNCT, que foi instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o objetivo de levar oficinas e atividades sobre reciclagem de resíduos eletrônicos para as escolas da rede pública.   A próxima parada da equipe será nesta quarta-feira (25), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Geni Rufino dos Santos, na cidade de Conde.  

Semana Nacional – A 20ª SemanaNacional de Ciência e Tecnologia acontece em João Pessoa de 23 a 25 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Este ano, o evento tem como tema ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’.   Além da Caravana, a iniciativa conta outros eixos temáticos, a exemplo da Olimpíada de Robótica, Hackatons Temáticos, Competição de Jogos, Espaço Geek, Oficina de Reciclagem, Olimpíada Paraibana de Matemática, 1º Desafio em História da Paraíba e 1º Desafio Paraibano em Ciências.  

A 20ª SNCT é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba e das instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê, além das empresas Daten, Proebus, Teletex, Sebrae, Fiep e Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

  • Texto: Adriana Crisanto Monteiro
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: assessoria

Compartilhe:

Destaques

Newsletter