Prefeitura de João Pessoa é premiada pelas ações do Castramóvel

Compartilhe:

19/10/2023

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), foi reconhecida com o Prêmio Inova, concedido pelo Uniesp Centro Universitário. A premiação reconhece instituições relacionadas às diversas áreas do conhecimento. A Prefeitura foi premiada na categoria Destaque Social, pelo trabalho realizado no Castramóvel, reconhecendo a atuação do equipamento na promoção do bem-estar e qualidade de vida dos animais de João Pessoa.

Entre fevereiro e setembro deste ano o Castramóvel realizou 1,6 mil procedimentos em cães e gatos, atendendo animais da população em geral e, no Projeto Saúde Animal, atendendo animais cuidados por mais de 150 protetoras independentes, cadastradas na Semam.

Os técnicos da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam também atuam na busca e captura de animais em situação de rua. Foram feitas capturas e cirurgias em animais que se encontravam no Estádio Almeidão, Mercado do Rangel, área do antigo Hotel Tropicana, Mercado Central, Alto do Mateus, UFPB, Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Presídio do Roger e Centro Universitário Unipê. Os procedimentos duram em média 20 minutos e são feitos por médicos veterinários e auxiliares veterinários.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Castramóvel é um equipamento extremamente importante para a qualidade de vida dos animais e também das pessoas. “Estamos evitando a super população de cães e gatos em situação de rua e também a propagação de doenças que são transmitidas dos bichos para as pessoas. E aproveitamos para reforçar que é crime o abandono de animais e é preciso que as pessoas se sintam responsáveis – animais não são coisas, para que sejam abandonados à própria sorte. Por isso lembramos sempre, nas ações de educação ambiental : antes de escolher ter um animal, pense sobre todas as responsabilidades que envolvem essa escolha”, concluiu.

Cuidados e regras para a castração – Os tutores precisam morar em João Pessoa. Os gatos machos precisam ter no mínimo nove meses, devem estar vacinados e saudáveis e os tutores devem levar o animal na caixa de transporte adequada e levar também o colar elizabetano, para que os animais saiam da cirurgia protegidos.

As inscrições para a castração podem ser feitas pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na aba Destaques. Também é possível se inscrever no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, na aba Saúde Animal. Até a segunda semana de novembro o Castramóvel estará atendendo animais no campus da Universidade Estadual da Paraíba, na Rua Horácio Trajano, no bairro do Cristo.

  • Texto: Jô Vital
    Edição: Lilian Moraes
    Fotografia: Assessoria

Compartilhe:

Destaques

Newsletter