Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado passa a integrar projeto de preservação do Governo Federal

Compartilhe:

11/10/2023

Acervo Leac/ UFPB

A Área de Proteção Ambiental (APA) Naufrágio Queimado, que fica localizada entre os munícipios de Cabedelo e João Pessoa, agora faz parte do Projeto GEF Mar (Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Os recursos são financiados por meio do Banco Mundial e tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como gestor financeiro.

A inclusão aconteceu na última segunda-feira (9), durante uma reunião online entre a coordenação do GEF Mar e a Gerência de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, é fundamental a preservação das Unidades de Conservação Marinha, visto que elas contribuem tanto na proteção da vida marinha como na manutenção da saúde dos oceanos já que eles absorvem uma quantidade grande de dióxido de carbono (CO2) e ainda ajudam a mitigar o aquecimento global.

As Unidades de Conservação Marinha têm a função de preservar tesouros naturais que contribuem na proteção da vida marinha e na conservação da biodiversidade marinha – que depende desse ambiente para sobreviver. Importante também destacar que essas unidades agem diretamente na saúde dos oceanos, já que elas absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), o que ajuda a mitigar o aquecimento global e influencia nos padrões climáticos e na temperatura do planeta. “Além disso, estas unidades contribuem com a pesquisa científica e o turismo sustentável da região”, disse a secretária.

Na Paraíba, o GEF Mar realiza o trabalho de conservação da biodiversidade marinha e costeira no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (Pemav), que fica localizado em Cabedelo. O Parque abrange uma área de bancos de areia e recifes de coral que emergem durante a maré baixa.

A Área de Preservação Ambiental Naufrágio Queimado possui uma extensão de 422,69 km², o que corresponde a 10,2% da plataforma continental da Paraíba.

GEF Mar: O projeto tem como objetivo principal a preservação das áreas marinhas e costeiras, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conservação da vida marinha em todo o Brasil. Até o momento o GEF Mar apoia 30 unidades de conservação (UCs), cerca de 93 milhões de hectares e sete centros de pesquisa.


Compartilhe:

Destaques

Newsletter