Aluno da Rede Municipal se classifica em primeiro lugar para competição nacional de lançamento de foguetes

Compartilhe:

15/08/2023

Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa receberam na manhã desta terça-feira (15), no Espaço Cultural, as medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O destaque foi para o aluno Allan Rhafael Silva Pontes, aluno do 6º ano da Escola Quilombola Professora Antônia do Socorro Silva Machado, que conquistou a medalha de ouro na MOBFOG.

Allan Rhafael conquistou o primeiro lugar no lançamento de foguetes atingindo 117 metros. O evento, que aconteceu em João Pessoa, no mês de maio, classificou o estudante para a 49ª Jornada de Foguetes que acontecerá no Rio de Janeiro.

“É a primeira vez que eu participo dessa competição e a escola também. E foi até bom para quebrar um pouco a minha timidez. Quando a professora de Matemática me convidou eu aceitei o desafio. Eu fiquei muito feliz ao saber que meu foguete foi o que alcançou a maior distância de todos os competidores. Estou muito feliz e agora é aguardar a Jornada de Foguetes”, disse com alegria Allan Rhafael.

A professora de Artes do Allan, Amanda Omar, que ajudou na confecção do foguete, e a professora de Matemática, Raabe Marques, responsável por fazer a inscrição e todo o encaminhamento, não esconderam a emoção de terem um aluno vencedor. “A nossa gratificação é muito grande porque o nosso principal foco é fazer com que eles acreditem em si mesmo. Então quando levei a proposta de uma Olimpíada de Astronomia eles achavam algo muito distante. Quando fizeram o lançamento e conseguiram esses resultados, e ver os olhinhos deles brilhando, é muito gratificante. Quando soubemos do resultado demos pulos e gritos de alegria”, falou com entusiasmo a professora Raabe Marques.

As olimpíadas têm por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

A Rede Municipal de Ensino teve ainda mais um medalhista. Nicolas Bananeiras Franklino Amorim, aluno do 6° ano também da Escola Quilombola Professora Antônia do Socorro Silva Machado, conquistou o 1º lugar na prova escrita da OBA e terceiro lugar na MOBFOG.

“Para quem está participando pela primeira vez a sensação foi muito boa. Porque é muito importante para nosso futuro como também para o da nossa escola. Quando saiu o resultado foi um momento de muita surpresa. Fiquei impressionado”, disse Nicolas.

Surpresa também para o pai de Nicolas, Antônio Amorim, que acompanhou a premiação. “Eu soube aqui, na hora, que ele tinha sido medalhista. Foi uma emoção muito grande e a gente enche logo os olhos de lágrimas”, disse emocionado.

Em comparação com o ano passado a Rede Municipal de Ensino teve um salto de três para oito escolas inscritas nas olimpíadas. “Tivemos 36 alunos premiados e esse é apenas o nosso segundo ano na competição. Queremos ampliar o número de escolas no próximo ano. Consideramos importante dar esse incentivo para esses alunos, reconhecer o esforço deles. Estão todos de parabéns”, falou a coordenadora da Seção de Jogos e Olimpíadas da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, Consolação Policarpo.

  • Texto: Alexandre Quintans
    Edição: Lilian Moraes
    Fotografia: Gilberto Firmino

Compartilhe:

Destaques

Newsletter