Hospital Municipal Santa Isabel realiza 2,3 mil cirurgias no primeiro semestre de 2023

Compartilhe:

11/07/2023

Especialista em cirurgias de alta e média complexidade, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, realizou no primeiro semestre do ano 2.322 procedimentos cirúrgicos, devolvendo saúde e garantindo mais qualidade de vida aos pacientes beneficiados. Mensalmente, na unidade, são realizadas uma média de 460 cirurgias.

Os números revelam um dado importante. Ainda na metade do ano, o hospital está prestes a superar a quantidade geral de cirurgias realizadas durante todo o ano de 2019, período pré-pandemia, quando foram realizadas 2.538 cirurgias. Faltam, portanto, apenas 216 cirurgias para o Hospital Municipal Santa Isabel atingir a quantidade de cirurgias realizadas em 2019.

A diretora-geral do Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, comemora os números e afirma que 2023 está sendo o ano da saúde implementada no Santa Isabel. “Digo isso refletindo os números alcançados até agora no hospital, que projetam que até o final do ano a gente deve dobrar a quantidade de cirurgias realizadas em relação ao período pré-pandemia”, afirmou.

Ela destaca que tudo isso é possível graças aos investimentos realizados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a implementação de novos serviços no hospital e contratação de mais profissionais.

“A população teve realmente, de forma expressiva, colocados à sua disposição, vários serviços, como quantidade de exames realizados e cirurgias ampliadas no Hospital Santa Isabel, o que colaborou para prevenção e para tratamento de várias doenças do cidadão”, ressaltou Adriana Lobão.

Tipos de cirurgias mais realizadas – Especialidades como cirurgia geral e urologia foram os procedimentos mais demandados. Nos primeiros seis meses do ano, foram realizados 792 procedimentos na área de cirurgia geral; 374 de urologia; 293 de ginecologia; 228 de coloproctologia; 185 de vascular; 141 de cabeça e pescoço e 129 de mastologia, entre outras.

  • Texto: Glaudenice Nunes
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Arquivo/Secom

Compartilhe:

Destaques

Newsletter